O curso de Engenharia da FAHOR está proporcionando aos estudantes da disciplina de Gestão Ambiental, ministrada pela professora Dra. Janice Francesquett, a oportunidade de conhecer de perto cases reais de inovação e sustentabilidade. A cada semana de setembro, profissionais convidados compartilham experiências de gestão e mercado, conectando teoria e prática.
Na noite de 1º de setembro, os acadêmicos receberam o empreendedor Paulo Cesar Longo, sócio fundador da Káukazus, startup incubada no Horizonte Ambiente Empreendedor (HAE) desde 2023. A empresa nasceu da necessidade de melhorar a qualidade, a quantidade e a insalubridade do processo de separação de resíduos sólidos e orgânicos urbanos.
Durante o encontro, Paulo apresentou os equipamentos desenvolvidos pela Káukazus, que automatizam a triagem de resíduos, aumentando a eficiência, reduzindo riscos de acidentes e evitando o contato direto dos trabalhadores com materiais contaminantes ou cortantes. Além disso, a tecnologia conta com uma plataforma inteligente que gera dados estratégicos para uma gestão mais eficiente.
O projeto, que já recebeu investimento superior a R$ 1,5 milhão, tem patente requerida e vem sendo constantemente testado e aprimorado. Recentemente, a startup validou em laboratório um novo material produzido a partir de resíduos, com aplicações para pisos, calçamento e até caixas de abelha.
A professora Janice reforçou que a experiência contribui para que os acadêmicos compreendam os pilares de um projeto sustentável: viabilidade social, ambiental e econômica.
“Inovação pode ser fazer coisas simples, mas de um jeito que ninguém havia feito”, destacou.
A atividade segue neste mês com a participação de profissionais da John Deere, da Prefeitura de Horizontina e da própria FAHOR, que compartilharão suas práticas de gestão ambiental.