Startups incubadas no HAE/FAHOR avançam para a Trilha de Crescimento do GoRS

Mais duas startups incubadas no Horizonte Ambiente Empreendedor (HAE/FAHOR) — a Mathin e a Maxwell — estão participando da Trilha de Crescimento do GoRS, programa de mentorias promovido pela Rede RS Startup e pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT-RS).

Nesta edição, 16 startups gaúchas foram escolhidas a partir de um processo seletivo que envolveu o envio de formulário, pitch deck e um pitch em vídeo de até 3 minutos.

Trilha de Crescimento oferece conteúdos direcionados e mentorias especializadas em áreas estratégicas como gestão, marketing, finanças e escalabilidade. O programa também estimula a troca de experiências entre empreendedores de diferentes regiões do Estado.

Segundo Marcelo Blume, vice-diretor da FAHOR, a conquista reforça o potencial inovador do HAE:
“Parabéns a todos os empreendedores inovadores, especialmente as EduTechs incubadas no HAE FAHOR, Mathin e Maxwell!”

Startups selecionadas

🔹 Mathin (Matematicamente Inconsciente)
Fundada por Andreza Karam Ferreira, a Mathin atua no segmento de educação, utilizando a metodologia inovadora DIIMAA para transformar o ensino da matemática em uma experiência significativa e envolvente. A startup busca despertar o raciocínio lógico e a resolução de problemas em crianças e adolescentes, cultivando confiança e gosto pela disciplina.

Incubada no HAE desde 2022, a Mathin está em fase de expansão, desenvolvendo sua marca e metodologia também em formato de franquias.
Andreza destaca a importância do programa:
“Estamos participando da GoRS e tem sido uma experiência incrível para a MATHIN!  Temos mentorias semanais com especialistas e encontros para tirar dúvidas. O melhor é que tudo fica gravado, então conseguimos rever sempre que precisamos. No final, vamos apresentar nosso pitch, uma oportunidade única para ganhar visibilidade e criar conexões importantes no ecossistema de inovação.”

🔹 Maxwell Tecnologia Educacional
Criada pelos professores Geovane Webler e Cristiane Baldissera, a Maxwell nasceu da paixão pela educação e tem como propósito tornar o processo de ensino mais dinâmico e inovador, envolvendo estudantes e educadores.

Com projetos que vão desde formação de professores e oficinas até robótica educacional e impressão 3D para a educação, a startup aposta na tecnologia como aliada para metodologias ativas e aprendizagem prática.

Incubada no HAE desde 2023, a Maxwell também vê no GoRS uma oportunidade de fortalecimento:
“A trilha de crescimento está contribuindo para fortalecer ainda mais pontos importantes da nossa empresa, principalmente em estrutura societária, finanças, marketing e posicionamento. Além do contato com mentores qualificados, há a troca de experiências com colegas que estão na mesma caminhada, enfrentando os mesmos desafios. É enriquecedor perceber como a inovação se desenvolve em diferentes realidades do Estado.” — avaliam Geovane e Cristiane.

O papel do HAE/FAHOR

Horizonte Ambiente Empreendedor (HAE) é um espaço de incentivo à inovação vinculado à FAHOR, que reúne diferentes iniciativas de apoio a empreendedores. A principal estrutura é a Incubadora de Negócios Inovadores, que já apoiou 32 startups em seus 10 anos de história (a serem celebrados em 2025).

O HAE conta com o apoio do Município de Horizontina, que cede o prédio em comodato e investe em recursos para consultorias, coordenação e capacitação de empreendedores, além de parcerias com Sebrae, Sicredi e a comunidade local.

Para a FAHOR, a seleção da Mathin e da Maxwell reafirma o compromisso com o empreendedorismo, a inovação e o desenvolvimento regional.

Compartilhe: