Comitiva de Carazinho e Três Passos visita FAHOR e HAE para conhecer estratégias de estímulo ao empreendedorismo e à inovação

Uma comitiva composta por representantes dos municípios de Carazinho e Três Passos, esteve na FAHOR durante a última quinta-feira,10, com o objetivo de conhecer de perto as estruturas e iniciativas que vêm impulsionando o desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação em Horizontina e região.

Participaram da visita:

·  Eng. Rafael Jacques Oliveira – Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Carazinho e Presidente do Fórum de Secretários Municipais de Desenvolvimento do RS;

·  Carton Cardoso – Secretário Municipal de Desenvolvimento e Inovação de Três Passos;

·  Maiquel Adam – Assessor Jurídico do município de Carazinho;

·  Rodrigo Samuel Sjlender – Diretor da ULBRA – Campus Carazinho.

A comitiva foi recepcionada e acompanhada ao longo da programação pelo Vice-diretor da FAHOR e Gestor do Horizonte Ambiente Empreendedor (HAE), Marcelo Blume, que apresentou a estrutura do ecossistema de inovação local, os resultados obtidos e os planos de desenvolvimento já em andamento.

A primeira reunião foi na sede do HAE, onde os visitantes conheceram os convênios e parcerias com o Município de Horizontina, instituições e empresas, além das atividades realizadas para fomentar o surgimento de startups e os resultados alcançados nos últimos 10 anos . Também foram apresentadas as principais estruturas disponíveis para apoiar o crescimento e a manutenção dessas empresas inovadoras.

Na sequência, o grupo percorreu os laboratórios do campus da FAHOR, com destaque para os espaços voltados à prototipagem, ao desenvolvimento de MVPs e à realização de testes e primeiras produções — fundamentais para startups que trabalham com produtos físicos.

Outro ponto alto da visita foi na GoUp, startup egressa do HAE, que produz equipamentos de musculação, instalada no Berçário Industrial de Horizontina, estrutura pública destinada às startups que iniciam o processo de produção de bens em escala. Lá os visitantes puderam conversar com os estudantes e egressos da FAHOR sobre os benefícios recebidos tanto no HAE quanto no Berçário, para impulsionar o negócio e os produtos inovadores que criaram.

Encerrando a programação, os visitantes foram até a sede da Essent Jus, primeira startup egressa do HAE, e puderam entender melhor o papel da Mira Labs, onde conheceram a função da pré-aceleradora no processo de desenvolvimento das startups. Também tiveram a oportunidade de conversar com Guilherme Sturm, CEO do Grupo Essent Jus, podendo entender melhor a importância de um conjunto de estruturas de apoio integradas para desenvolver negócios e produtos inovadores. 

Na sequencia, o grupo visitou o MEA, onde puderam testemunhar a presença da cultura da inovação, do empreendedorismo ao longo da história de Horizontina, impactando no país inteiro. 

A visita reforça o papel da FAHOR como fonte de inspiração a quem quer articular a inovação com impacto no desenvolvimento de negócios em outros municípios do Rio Grande do Sul.

Compartilhe: