Loca Agro conquista 2º lugar no programa estadual GoRS! e reforça potencial de impacto no agro

A Loca Agro, startup incubada no HAE – Horizonte Ambiente Empreendedor da FAHOR, alcançou o 2º lugar no Demoday do programa de mentorias GoRS!, promovido pela Rede RS Startup, uma iniciativa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) do Governo do Estado do RS. A jornada, que se estendeu de abril a julho de 2025, proporcionou mais de 24 horas de mentorias estratégicas para startups em fase de ideação e validação.

Mesmo com a equipe conciliando contratos CLT de 44 horas semanais, a Loca Agro destacou-se pelo alto engajamento, clareza na entrega e qualidade da solução proposta para o setor agrícola: uma plataforma que conecta agricultores, locadores de máquinas, transportadores e anunciantes, facilitando o acesso à mecanização e à agricultura de precisão.

Durante o programa, a equipe foi desafiada a se aproximar de seus públicos, validar hipóteses e revisar processos internos. Um dos maiores aprendizados foi a simplificação do MVP, que agora segue para o mercado com prioridades mais claras e alinhadas com as necessidades reais do campo.

“Ficar em segundo lugar foi uma surpresa positiva que validou nosso trabalho. O GoRS nos ajudou a comunicar melhor nossa proposta de valor e estruturou aspectos fundamentais da nossa operação”, destacou Jonas Rodrigo Pacheco, CTO da startup.

A avaliação final da Loca Agro no programa teve pontuações máximas em quatro dos cinco critérios analisados — incluindo qualidade da entrega, clareza da solução e engajamento —, reforçando o preparo e o potencial de crescimento da solução.

Além da Loca Agro, a Automatech, outra startup incubada no HAE, também participou da trilha e compartilhou aprendizados valiosos durante o processo.

A conquista reforça o papel da Incubadora da FAHOR como um ambiente fértil para o desenvolvimento de negócios inovadores. Com apoio do Município de Horizontina, o HAE já soma mais de 30 iniciativas incubadas ou graduadas, e segue promovendo o empreendedorismo como uma das estratégias centrais da missão da FAHOR.

Compartilhe: