FAHOR leva inovação, ensino aplicado e empreendedorismo à FEICAM 2025 em Tucunduva

A FAHOR esteve presente na FEICAM – Feira da Indústria, Comércio, Agropecuária e Música – realizada em Tucunduva entre os dias 10 e 14 de setembro, com um espaço voltado à inovação, tecnologia e oportunidades de formação e trabalho. A presença da FAHOR consolidou-se como uma ocasião estratégica para mostrar seus cursos, estreitar parcerias, divulgar vagas de emprego e oportunidades, além de apresentar projetos inovadores à comunidade.

Destaques

Noite do Agro e tecnologia aplicada

Na sexta-feira, durante a “Noite do Agro”, a FAHOR levou uma pequena amostra do Operations Center John Deere, a partir do Centro Regional de Treinamentos até o estande da feira. Sob a condução do instrutor de treinamento John Deere, Dr. Dinorvan Rozin, foi demonstrado ao público o conceito do “Operations Center” da John Deere: máquinas agrícolas de última geração, conectadas à internet, cujas operações podem ser monitoradas remotamente. “Foi um momento de surpresa para quem visitou, ao perceber que tecnologias tão avançadas estavam sendo aplicadas na região”, comentou Dinorvan.

Aerodesign: engenharia que aproxima

A equipe de Aerodesign da FAHOR teve uma participação que combinou dois eixos essenciais: a engenharia aplicada e a comunicação. Através de simulações de voo, exibições práticas e explicações acessíveis, o projeto despertou interesse de pessoas de várias idades. Segundo Gabrieli Camerini, assessora de marketing da equipe: “a feira foi uma excelente vitrine para mostrar o potencial técnico, mas também para reforçar a importância de comunicar de forma envolvente, inspirando tanto o público acadêmico quanto a comunidade exterior”.

Arena Inovação e o Prêmio SIEF

Foi na Arena Inovação que a FAHOR, em parceria com o CREA-RS, lançou oficialmente o Prêmio SIEF de Empreendedorismo e Inovação. O espaço reuniu instituições de ensino, startups e iniciativas inovadoras, ampliando a dimensão da FEICAM além de exposições tradicionais. O presidente da feira, Juliano Foletto, ressaltou que o prêmio visa “divulgar atos inovadores e trazer riquezas para a sociedade”. Já Jonas Silva, da comissão organizadora, destacou que a nova premiação nasce para reconhecer iniciativas que já fazem diferença na região, e que merecem ser valorizadas e divulgadas.

Startup incubada: Kaukazus

A startup Káukazus, incubada no Horizonte Ambiente Empreendedor (HAE), esteve no espaço da FAHOR mostrando seus equipamentos automatizados para a separação de resíduos sólidos e orgânicos urbanos. A proposta melhora a qualidade e a quantidade de materiais recicláveis, reduzindo riscos à saúde dos trabalhadores envolvidos no processo e evitando o contato direto com contaminantes. Além disso, conta com uma plataforma inteligente de geração de dados para gestão eficiente, servindo como um case de sucesso regional desde sua incubação, iniciada em 2023.

Conexões, divulgação e impacto

Além das exposições técnicas e demonstrações, a FAHOR aproveitou a feira para divulgar seus cursos e as oportunidades de emprego disponíveis, estabelecer conexões com empresas do setor agroindustrial e reforçar sua imagem institucional. A visibilidade obtida através de atividades como palestra, estande interativo, demonstrações práticas e inovação, evidenciou o compromisso da FAHOR com ensino de qualidade, pesquisa, extensão e com o desenvolvimento regional.

Compartilhe: